quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CEASA - Responsabilidade Social

O PRODAL é um programa que tem por objetivo reduzir o desperdício de alimentos na CeasaMinas, mediante a doação de excedentes de alimentos não comercializados no entreposto. O PRODAL tem uma importante função logística, pois permite que os produtores e comerciantes racionalizem seu estoque e fluxo logístico. Ao destinar para o PRODAL produtos que tenham condições de consumo, mas já não tenham tanto valor comercial, os comerciantes e produtores giram seus estoques, evitam perdas e desperdícios e diminuem gastos de estocagem. O programa funciona como uma central de recepção do excedente de alimentos não comercializados, fazendo o repasse para os bancos de alimentos, que se encarregam de buscar os alimentos e distribuí-los para as instituições sociais.

Banco de Alimentos

Em fase de implantação, o Banco de Alimentos da CeasaMinas é um projeto de solidariedade social que visa contribuir de forma sistemática para o combate à fome nos bairros localizados no entorno da CeasaMinas, com uma melhoria da qualidade das refeições oferecidas pelas entidades de assistência social, priorizando aquelas que possuem como beneficiários crianças, adolescentes e idosos. O Banco de Alimentos vai difundir informações necessárias para a formação de hábitos alimentares saudáveis, através de cursos, treinamentos e oficinas. As ações educativas sobre o aproveitamento máximo dos alimentos, sobre alimentação alternativa, entre outros, destinados aos profissionais, voluntários e usuários, tem por finalidade a valorização e promoção das pessoas atendidas.

Dicas de Nutrição


Sempre que puder sente a mesa para alimentar;
Desligue a TV e feche a revista;
Pouse os talheres entre os bocados e mastigue devagar os alimentos;
Beba litros de água ao dia, e só beba líquidos 30 minutos antes ou 1h depois do almoço ou jantar;
Movimente-se. Faça uma atividade física que sente motivada e com prazer, sempre com orientação de um Educador Físico.
Quem seguir o Plano Alimentar e fazem uma atividade física os resultados são excelentes!
Mantenha alimentos saudáveis em sua casa e os problemáticos fora da visão.
Por isso beba muita ÁGUA.







Alimentos Orgânicos

O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição. Segundo o Instituto Biodinâmico (IBC), um certificador brasileiro reconhecido internacionalmente, a produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano e ocupa atualmente uma área de 6,5 milhões de hectares de terras, colocando o país na segunda posição dentre os maiores produtores mundiais de orgânicos principalmente devido ao extrativismo sustentável de castanha, açaí, pupunha, látex, frutas e outras espécies das matas tropicais, principalmente da Amazônia. Cerca de 75% da produção nacional de orgânicos. A soja, o café e o açúcar lideram as exportações. No mercado interno, os produtos mais comuns são as hortaliças, seguidos de café, açúcar, sucos, mel, geléias, feijão, cereais, laticínios, doces, chás e ervas medicinais. Como pelo menos 80% dos projetos certificados no Brasil são de pequenos agricultores familiares (cerca de 20 mil agricultores), as associações e cooperativas de pequenos produtores vêm crescendo e viabilizando a agricultura orgânica em muitas regiões fixando o homem no campo. Muitas famílias consomem e vendem o que plantam. O produto orgânico pode evitar problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, além de proteger a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e serem bastante nutritivos. Incluir produtos orgânicos nas compras incentiva a produção e a longo prazo, pode tornar os orgânicos mais baratos. Para esclarecer, o alimento hidropônico (produzido na água) não é orgânico pois utiliza adubos químicos solúveis. O selo de certificação é a garantia do consumidor de adquirir produtos orgânicos isentos de qualquer resíduo tóxico, pois o sistema de cultivo orgânico ao observar as leis da natureza, respeita as diferentes épocas de safra e todo o manejo agrícola está baseado na preservação dos recursos naturais, além de respeitar os direitos de seus trabalhadores.