quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Dieta do Mediterrâneo
A dieta do Mediterrâneo não representa um plano dietético específico, mas sim um conjunto de hábitos alimentares que são tradicionalmente seguidos em pelo menos 16 países que se localizam na região do Mediterrâneo. Não é uma dieta e sim um modo de vida natural para essas pessoas. É claro que existem muitas diferenças nos alimentos consumidos em cada um desses países, no entanto alguns pontos são comuns a todos eles, como:
Alto consumo de frutas, vegetais, batatas, feijão, nozes, grãos, pão e outros cereais;
Emprego do azeite;
Maior quantidade de peixe do que de carne vermelha;
Quantidade pequena a moderada de queijo e iogurte;
Consumo moderado de vinho, geralmente durante as refeições;
Preferência por alimentos produzidos localmente;
Atividade física regular.
De maneira geral, quando se fala em dieta as pessoas pensam em proibição de alimentos, ou seja, sem carboidratos, sem gordura, sem açúcar, nada de carne. Assim, as dietas se restringem à proibições de alimentos. Ao contrário, a dieta do Mediterrâneo tem um enfoque maior nos melhores alimentos que você pode ingerir, os mais saudáveis e frescos.
Nas últimas décadas, muitas pesquisas médicas vêm avaliando os hábitos referentes à dieta do Mediterrâneo e até hoje esses trabalhos vêm mostrando os benefícios de tal estilo de vida. Além de estar associada a uma redução do risco de morte, a dieta do mediterrâneo se associa a menor risco de desenvolvimento do diabetes, doenças do coração, doença de Alzheimer, entre outras. Isso sem falar nos benefícios para a perda de peso.
fonte: http://www.medialsaude.com.br/medicinaPreventiva.asp?menuMP=6B&Id=299
por: Vinicius assunção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário